“3 SUGESTÕES PARA O VAREJO FECHAR 2017 COM SALDO POSITIVO”

Por Michel Cutait em 07 de julho de 2017

O segundo semestre de 2017 chegou, e para quem ainda não fez, agora é a hora de começar a planejar as ações e as estratégias para acelerar as vendas para fechar o ano com um resultado melhor que o ano passado, e com força para dar sustentação para 2018.

Aqui algumas ações concretas que as empresas de varejo podem fazer para melhorar a performance neste fim de ano.

1) Pop-up Store

Apostar no pop-up store. Os Shopping Centers e também o comércio de rua ainda tem espaços disponíveis, e apostar no pop-up store é uma oportunidade para ampliar os canais de vendas, expor o produto em outras praças, testar novidades, incrementar o relacionamento com o consumidor, e investir pouco na instalação das lojas.

É importante localizar as praças ou pontos comerciais que tenham aderência com a expansão da marca, ou seja, que estejam de acordo com o posicionamento da marca, e, se antecipar às negociações com os locadores e proprietários.

Há riscos na escolha equivocada do ponto comercial, na negociação com altos valores de custo de ocupação e na oferta desqualificada. Essa é uma estratégia para ser bem feita, bem executada, porque, no final das contas, é a marca que está se expondo ao mercado.

2) Liquidações

Fazer liquidações consistentes. O mercado consumidor ainda sofre muito com o desemprego, endividamento e baixo poder aquisitivo, então, a estratégia das liquidações pode ser essencial para aumentar as vendas.

Como provavelmente, muitas marcas vão fazer liquidações, é importante estabelecer uma comunicação clara e eficiente com o consumidor, para que ele saiba, como e quando serão as liquidações, e além disso, é preciso escolher o timing certo para lançar as liquidações, para que o consumidor tenha certeza de aquela é uma oportunidade que ele vai perder se não aproveitar naquele momento, e por fim é preciso selecionar quais produtos são adequados para fazer a promoção, porque ele precisa ser relevante, ter no estoque e ter margem para gerar resultados.

As liquidações trazem riscos como passar a impressão ao consumidor de que a marca está sempre em liquidação e que os produtos tem baixo valor agregado ou não são de qualidade. Além disso, as liquidações também podem consumir muita margem, e no final, a venda não gera nenhum resultado.

3) Promoções

Partir para promoções de experiências. As promoções, que também podem incluir as liquidações, são ações de marketing importantes para divulgar, apresentar e vender produtos, e, têm um papel importante para que os consumidores possam conhecer novos produtos, lançamentos ou ações promovidas pela empresa. Uma forma interessante de fazer as promoções é criar eventos que permitam que o consumidor tenha experiências concretas na loja, como laboratórios, cursos e degustações. São promoções mais elaboradas, mas também geram relacionamento de uma forma mais profunda com os clientes.

Outro tipo, que passou a ser indispensável, é a promoção do final de ano, que já começa em Novembro e termina em Janeiro, com o sorteio de prêmios. Em geral no Brasil, o sorteio de carros funciona bem, porque as pessoas ainda querem ou precisam de um carro novo, mas para atrair os clientes realmente não basta dar um carro 1.0, precisa ser um pouco mais generoso, ou aumentando a qualidade e sofisticação do carro, ou partindo para a quantidade, e assim, aumentando a chance dos clientes.

Mas hoje, há espaço para a criatividade, os prêmios podem ser baseados na experiências, viagens, cursos, lazer, entretenimento, há muitas opções, e cabe à empresa avaliar qual a melhor estratégia para atrair e cativar seus clientes.

É necessário identificar quais as necessidades dos clientes, escolher o tema ou produto que será promovido, organizar uma agenda de eventos ou ações, divulgar, convidar e atrair os consumidores, e depois, ao final, garantir que cada consumidor estabeleça um vínculo com a empresa, inclusive, sob o ponto de vista de banco de dados, CRM e fidelização.

Há poucos riscos, o mais sério seria a baixa adesão e o custo, que precisa ser calculado de uma forma correta para não ficar mais caro do que o retorno.

___

Há muito mais para fazer, e cada empresa precisa identificar seus melhores atributos, para conectar seus propósitos com os clientes, incentivar a compra a partir da sedução e encantamento, oferecer produtos de qualidade, investir no atendimento, tanto na loja como no pós-venda, ajustar custos para ter mais margem e trabalhar muito, porque 2017, para a maioria das operações, ainda será um ano de resultados tímidos, melhores que ano passado, mas com chance de criar o ambiente necessário para que 2018 seja muito melhor.

Michel Cutait

Michel Cutait

Michel Cutait é especialista em Shopping Center e Varejo. Diretor da Make it Work, empresa especializada no desenvolvimento, planejamento, elaboração, produção, execução e administração de negócios para o mercado de Shopping Center e Varejo. Trabalha há 22 anos no mercado, tendo colaborado diretamente para mais de 100 empresas, incluindo 70 Shopping Centers e diversos varejistas, totalizando a gestão de ativos equivalente a US$ 5 bilhões em receita, 1,7 milhões m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 11,2 mil lojas em operação. Além disso é advogado no Brasil e Portugal, escritor, perito, consultor e professor de cursos de extensão e pós-graduação em Shopping Center e Varejo, tendo ministrado aula para diversas Universidades como ESPM, Fundação Dom Cabral, Universidade Positivo e outras. Também apresenta palestras e realiza treinamentos sobre temas ligados ao mercado de Shopping Center e Varejo. Fez Mestrado em Gestão e Tecnologia na EPFL na Suiça, Marketing pela Curtin University na Austrália e Mestrado em Relações Sociais pela PUC/SP. Formado em Direito pela UNESP/SP. Certificado em Empreendedorismo em Varejo na Babson College em Boston/USA e Mercado de Ações pela BMF&Bovespa. Também estudou Doutorado em Ciências Jurídico-Economicas na Universidade de Lisboa em Portugal e MBA em Gestão de Shopping na FGV/SP. Administra e mantém o grupo "Shopping & Varejo" na rede de negócios do Linkedin.
Contato: michel@makeitwork.com.br
Michel Cutait

Últimos posts por Michel Cutait (exibir todos)

comments powered by Disqus