Shopping Centers dentro de Estádios

Por Michel Cutait em 28 de outubro de 2021

Os Shopping Centers dentro de Estádios tem sido pouco explorados pelo mercado, principalmente dos Estádios de Futebol.

Cada Copa do Mundo oferece a chance de que diversos, modernos e incríveis Estádios sejam construídos nas cidades que recebem esse fantástico evento, mas depois que o show do futebol termina, o Estádio acaba sendo pouco rentável para seus empreendedores e proprietários.

O Brasil teve sua chance em 2014 e perdeu uma oportunidade incrível de transformar todos os estádios que foram construídos em empreendimento rentáveis.

Os custos para manter esses empreendimentos são elevados e a arrecadação das receitas da bilheteria dos jogos, eventos, shows e patrocínios não é suficiente para sustentar os estádios de uma forma positiva.

Além disso, o calendários dos jogos e eventos é muito pequeno se comparado com o calendário anual de 365 dias. A taxa de utilização é bastante baixa.

Em todas as cidades existem estádios mal aproveitados, espaços enormes, vazios e muitos deles decadentes.

E não são somente os estádios em si, também os estacionamentos e as áreas contíguas a esses empreendimentos são mal aproveitados. Propriedades desperdiçadas.

Se esses projetos contemplassem um centro comercial como fez o Patriot Place em Greater Boston, com lojas, cinema, resturantes e outras atividades, certamente transformaria esses Estádios em um polo de atração torcedores e consumidores.

Mais do que isso, esses estádios poderiam contemplar academias, espaço para exposições e congressos, escolas de esportes, clubes privados, enfim, uma série de outras utilidades que garantiriam não somente um negócio rentável como útil para toda a sociedade.

Projetos completos, multi-uso e integrados que resolveriam o problema da baixa receita para manter esses empreendimentos, além de oferecer uma opção superinteressante para toda a comunidade, incentivando os esportes, estimulando a economia local, oferecendo um espaço incrível para desenvolver o bem estar social, o lazer, o entretenimento e o convívio entre as pessoas.

Michel Cutait

Michel Cutait

Michel Cutait é especialista em Shopping Center e Varejo. Diretor da Make it Work, empresa especializada no desenvolvimento, planejamento, elaboração, produção, execução e administração de negócios para o mercado de Shopping Center e Varejo. Trabalha há 22 anos no mercado, tendo colaborado diretamente para mais de 100 empresas, incluindo 70 Shopping Centers e diversos varejistas, totalizando a gestão de ativos equivalente a US$ 5 bilhões em receita, 1,7 milhões m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 11,2 mil lojas em operação. Além disso é advogado no Brasil e Portugal, escritor, perito, consultor e professor de cursos de extensão e pós-graduação em Shopping Center e Varejo, tendo ministrado aula para diversas Universidades como ESPM, Fundação Dom Cabral, Universidade Positivo e outras. Também apresenta palestras e realiza treinamentos sobre temas ligados ao mercado de Shopping Center e Varejo. Fez Mestrado em Gestão e Tecnologia na EPFL na Suiça, Marketing pela Curtin University na Austrália e Mestrado em Relações Sociais pela PUC/SP. Formado em Direito pela UNESP/SP. Certificado em Empreendedorismo em Varejo na Babson College em Boston/USA e Mercado de Ações pela BMF&Bovespa. Também estudou Doutorado em Ciências Jurídico-Economicas na Universidade de Lisboa em Portugal e MBA em Gestão de Shopping na FGV/SP. Administra e mantém o grupo "Shopping & Varejo" na rede de negócios do Linkedin.
Contato: michel@makeitwork.com.br
Michel Cutait

Últimos posts por Michel Cutait (exibir todos)

comments powered by Disqus