O piloto sumiu! Os rumos, a confiança e a esperança no mercado de Shopping e Varejo.

Por Michel Cutait em 05 de abril de 2016

Nos últimos dias, uma matéria produzida pela competente jornalista Marcia de Chiara do Estadão, divulgou que “Em empreendimentos inaugurados nos últimos três anos, porcentual de lojas ociosas chega a 45%, enquanto em centros comerciais mais antigos a taxa é de 9,1%; crise econômica e expansão descontrolada no setor levaram a essa situação.”. Sobre a matéria […]

“CONDOMÍNIO EM SHOPPING CENTER”

Por Michel Cutait em 09 de março de 2016

Existe um assunto que é muito importante no mercado de Shopping Centers, e que por diversas razões inspira muitas dúvidas, desencontros e incongruências: o Condomínio. Antes de qualquer discussão, vamos tentar definir condomínio de uma forma genérica, apenas para delimitar um entendimento, assim, condomínio é a propriedade de um imóvel, bem ou coisa exercida em […]

“FAZENDO UM SHOPPING CENTER MAIS VERDE”

Por Michel Cutait em 03 de fevereiro de 2016

  O modelo de Shopping Center (e também dos pontos comerciais do varejo) está sofrendo diversas alterações, mudanças e inovações, tanto em termos de layout e arquitetura, design, tecnologia e comunicação visual. Mas também há um outro elemento que está conquistando os clientes e consumidores, que é o uso do paisagismo, do verde, como elemento […]

“PERSONALIZAÇÃO: CADA VEZ MAIS PERTO DO CONSUMIDOR”

Por Michel Cutait em 01 de dezembro de 2015

Seria muito complexo narrar toda a evolução dos processos produtivos, passando da economia de subsistência, para os processos de manufatura, depois os industriais, os tecnológicos, e agora já bem avançados nos processos eletrônicos e digitais, muito próximos, em verdade, da popularização dos processos virtuais, e tudo isso num pequeno espaço de tempo, que soma um […]

“ONDE ESTÃO AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE SHOPPING?”

Por Michel Cutait em 24 de novembro de 2015

O mercado de Shopping Center no Brasil ainda está concentrado nas mãos de grandes empresas, que, historicamente, foram as empresas que desenvolveram e fizeram o mercado crescer, empresas que nasceram da iniciativa de empreendedores que, no passado, vislumbravam que os Shopping Centers seriam bons negócios, cujas empresas foram crescendo de geração em geração nos últimos […]

“A EVOLUÇÃO DAS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR”

Por Michel Cutait em 14 de novembro de 2015

Por trás dos negócios de varejo, e consequentemente, dos Shopping Centers, como motivo principal de todo esse mercado, está o consumidor, e mais propriamente, as necessidades do consumidor ou, como também são conhecidas, as demandas do consumidor. Muitos estudiosos já se debruçaram nessa questão, e não faltam estudos, teorias, análises e trabalhos científicos ou informais […]