“ONDE ESTÃO AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE SHOPPING?”

Por Michel Cutait em 24 de novembro de 2015

O mercado de Shopping Center no Brasil ainda está concentrado nas mãos de grandes empresas, que, historicamente, foram as empresas que desenvolveram e fizeram o mercado crescer, empresas que nasceram da iniciativa de empreendedores que, no passado, vislumbravam que os Shopping Centers seriam bons negócios, cujas empresas foram crescendo de geração em geração nos últimos […]

“A EVOLUÇÃO DAS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR”

Por Michel Cutait em 14 de novembro de 2015

Por trás dos negócios de varejo, e consequentemente, dos Shopping Centers, como motivo principal de todo esse mercado, está o consumidor, e mais propriamente, as necessidades do consumidor ou, como também são conhecidas, as demandas do consumidor. Muitos estudiosos já se debruçaram nessa questão, e não faltam estudos, teorias, análises e trabalhos científicos ou informais […]

“A DIVERSIFICAÇÃO DO MIX NO SHOPPING CENTER E A FORÇA DAS FRANQUIAS”

Por Michel Cutait em 03 de setembro de 2015

Diante de um mercado em contenção, com a diminuição do poder de compra do consumidor, com o consequente arrefecimento dos planos de expansão dos varejistas e uma grande oferta de espaços comerciais, há dois movimentos importantes que podem acelerar a recuperação do mercado. Um que parte do Shopping Center e outro que parte do mercado […]

“GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS SHOPPING CENTERS”

Por Michel Cutait em 22 de junho de 2015

Desde o início da indústria de Shopping Centers, esses empreendimentos foram estruturados na forma de condomínios, e nesse modelo, os co-proprietários ou condôminos passavam a usufruir das receitas decorrentes das locações das lojas, e também passavam a assumir a administração e gestão do empreendimento para garantir que o Shopping tivesse, não somente um mix de […]

“DESACELERAÇÃO DO MERCADO DE SHOPPING E VAREJO OU EXCESSO DE PESSIMISMO?”

Por Michel Cutait em 18 de maio de 2015

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do primeiro trimestre de 2015, indicando que o varejo acumula uma queda de 0,8%, apesar de apresentar alta de 1% se considerado o acumulado de 12 meses. Por causa desses dados, o mercado está bastante preocupado com as perspectivas a curto e médio prazo, e, […]

“MENOS OU MAIS: A OPINIÃO DO EVP DAS LEVI’S SOBRE OS DESAFIOS DO VAREJO”

Por Michel Cutait em 25 de março de 2015

It’s time for us, together, as retailers, to drive forward, deliver the expected, bring the unexpected, and start to change the world! (James Curleigh – Executive Vice President & President Levi’s Brand) Uma das palestras mais interessantes que aconteceu esse ano na NRF 2105 em Nova York foi a palestra do CEO da Levi’s, James […]