“CENÁRIO ATUAL DO MERCADO DE SHOPPING E VAREJO NO BRASIL”

Por Michel Cutait em 10 de março de 2015

  O varejo brasileiro está num momento muito particular de sua evolução. Há 5 anos atrás, um segmento importante do mercado consumidor conseguiu um maior acesso aos meios de comunicação, adquiriu um maior poder aquisitivo, e de certa forma conseguiu se inserir na economia de consumo, especialmente com o aumento da oferta de crédito e […]

“VIVÊNCIA DE CONSUMO: UM PASSO ALÉM DA EXPERIÊNCIA”

Por Michel Cutait em 11 de fevereiro de 2015

A idéia de experiência de consumo tem sido desenvolvida, difundida e compartilhada no mercado há pelo menos 15 anos, e praticamente todos os profissionais, as empresas, os estudiosos e também os consumidores, todos tem convicção de que o relacionamento no mercado de Varejo e Shopping Center depende da idéia de experiência de consumo. Acontece que […]

“A INDÚSTRIA PET NO VAREJO E NOS SHOPPING CENTERS”

Por Michel Cutait em 24 de novembro de 2014

Existe um mercado de consumo que cresce e se desenvolve com uma velocidade incrível, e atinge milhões de pessoas e consumidores de uma forma muito significativa, que é o mercado da indústria pet. A indústria pet no Brasil apresenta números e resultados expressivos. Segundo o projeto Pet Brasil (www.petbrasil.org.br), o faturamento alcançou em 2013 mais […]

“A QUESTÃO DA TAXA DE OCUPAÇÃO NOS SHOPPING CENTERS”

Por Michel Cutait em 09 de outubro de 2014

O mercado de Shopping Centers no Brasil começou a ser desenvolvido a partir da metade dos anos 60, e nunca mais parou de crescer. Atualmente, o Brasil tem 505 Shopping Centers, totalizando 13,3 milhões de metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável). Esses são dados conhecidos pelo mercado. E por causa desse crescimento e dos […]

“PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE OUTLET NO BRASIL”

Por Michel Cutait em 16 de julho de 2014

O mercado de Outlets está em transformação no Brasil. Há cerca de 15 anos, surgiram os primeiros empreendimentos com o perfil de Outlet, mas o resultado não foi o esperado, e esses empreendimentos fecharam ou foram transformados em Shopping Centers tradicionais. Nos últimos 3 anos, o mercado de Shopping Centers voltou a se interessar pelo […]

“O impacto do e-commerce nos Shopping Centers”

Por Michel Cutait em 16 de maio de 2014

Nessa última semana, foi divulgada pela imprensa, a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinando que a Lojas Americanas venha a ser despejada do Barra Shopping no Rio de Janeiro em razão da falta de pagamento de aluguel percentual referente às vendas realizadas pelo canal de e-commerce no interior da loja. É uma decisão […]